Rastoke, a vila das fadas!

Há muitos anos atrás numa terra distante, diz a lenda, existia uma pequena vila que era o cenário perfeito para a agitação noturna das pequenas fadas, que gostavam de se reunir à volta das cascatas e enquanto os moleiros moíam o milho e o trigo estas roubavam os seus cavalos para galopar pelas colinas verdes das imediações. Devolvendo-os pela manhã exaustos e com as suas crinas decoradas com pequenas tranças. Esta vila existe na realidade e é Rastoke, mas, infelizmente, na atualidade, não existem cavalos. No entanto, este pormenor não deve impedimento para se visitar este lugar mágico, uma vez que a cascata Vilina Kosa (em português cabelo de fada) continua a correr e não é preciso muita imaginação para se ouvir as risadas das fadas na água a fluir.

Rastoke

Localizada a norte da cidade Slunj, a vila de Rastoke tem uma envolvência mística, pois foi construída por cima da confluência dos rios Slunjčica e Korana, da qual resulta vários lagos e cascatas. Aqui a harmonia entre a natureza e as construções humanas é evidente, já que os colonos que construíram esta pequena vila souberam usar a seu favor a força natural da água para utilização de moinhos de paredes de madeira e telhados, alguns de telha vermelha e outros de telha de madeira, cujas fundações estão assentes sobre a rocha. Estas construções são impressionantes considerando que na época da sua construção as “máquinas” eram movidas por força humana ou animal.

Devido às características de construção e beleza que são ímpares em Rastoke, o Instituto Croata de Conservação, em 1969, colocou-a sob a proteção dos monumentos nacionais.

Cascata Hrvoje’s

O nome desta pequena vila está ligado à água que aqui flui em grandes quantidades, uma vez que Rastoke deriva da palavra rastakati, que significa em português derramar. Este local também é chamado de “mini-Plitvice”, visto que o rio Korana que corre pelo Parque Nacional também passa por Rastoke, o que faz com que a composição geológica dos dois sistemas de água seja idêntica, assim como, a vegetação e formações típicas de karst, como depósitos de tufa ou fluxos de água subterrâneos.

Rastoke, é um lugar pequeno e pacífico que encanta com o seu charme!

Galeria das fotografias legendadas: Aqui


Deixe um comentário