Costa da Povoação

Povoação, 2 de abril de 2022.

Sábado, choveu toda a noite e já pensava para mim: “Não vou conseguir caminhar!”, mas, com o avançar das horas, a chuva deu lugar ao sol e lá fui esticar as pernas.

O destino, este já estava escolhido desde o meio da semana, já que este ano decidi que havia de voltar à fajã da Costa da Povoação, ou, como é comummente conhecido entre os locais, Costa do Araújo. Na mochila alguma comida, água, máquina e GPS, não me fosse eu perder neste caminho linear.

Costa da Povoação

Esta costa é considerada ser uma fajã, apesar de não apresentar a mesma estrutura chã aconchegada a uma falésia. Ela é uma plataforma litoral onde algumas zonas ficam 20 metros acima do nível do mar, mas em algumas zonas como por exemplo numa praia de calhau roldado é possível descer ao nível do mar.

 A fajã é estreita, comprida e foi formada pela acumulação de rochas traquíticas e piroclásticas de fluxo provenientes do desmoronamento da vertente sul do vulcão da Povoação. Sendo muito recuada devido à forte ondulação que modela a construção e desabamento da faixa costeira.

Praia da Costa

Ao longo do caminho vemos algumas adegas e em algumas destas ainda é possível ver a argola de amarrar os animais de transporte ou carga chumbadas nos muros de pedra basáltica, cultura da vinha protegida, maioritariamente, por abrigos de cana e uma cascata, o piso por onde se caminha varia entre cascalho, terra e calhau rolado. Em algumas zonas de descida ou subida, conforme a situação em que se encontra, é possível ver-se alguns calhaus rolados misturados com cimento, dizem os moradores que este piso ajuda os animais de carga e transporte a terem mais atração.

Não tinha noção, mas a fajã tem algum muito movimento, da primeira vez que aqui estive não apanhei tantas pessoas a circular. Também, não me surpreendeu o facto de serem todos muito simpáticos e afáveis, uma vez que, por norma, os moradores da Povoação são muito acolhedores.

Pormenor da argola de amarrar os animais de transporte ou carga

O caminho entre ir e voltar são mais ou menos 7,6 km, entre algumas subidas e descidas, mas é um percurso relativamente fácil.

Galeria das fotografias legendadas: Aqui


Deixe um comentário